Concurso dos Bombeiros/PE inscreve para 300 vagas

Entra em vigor nesta segunda-feira (30) o prazo de inscrição do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A seleção visa o preenchimento de 300 cargos de praça, na função inicial de soldado. O contrato de trabalho será regido pelo regime estatutário, que garante estabilidade.

Para ingressar na carreira é necessário ter concluído o nível médio; possuir, no mínimo, 18 anos e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso; ter carteira de habilitação na categoria B; e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. O salário inicial do soldado é de R$ 2.319,88.

Aqueles que pretendem participar do processo seletivo deverão preencher a ficha de cadastro, disponível no endereço eletrônico www.upenet.com.br, até o dia 26 de março. Será cobrada uma taxa de inscrição, no valor único de R$ 129,60.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, aplicadas nas cidades de Recife, Caruaru, Arcoverde e Petrolina no dia 28 de maio.

A avaliação objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo 12 de língua portuguesa, oito de conhecimentos de informática, 12 de matemática, oito de raciocínio lógico, 10 de física, 10 de biologia, 10 de direito constitucional, cinco de atualidades e cinco de história de Pernambuco.

Já a prova dissertativa contará com uma redação sobre tema atual, cuja resposta deverá conter entre 20 e 30 linhas. Será avaliado o domínio do conteúdo: adequação e clareza da linguagem ao gênero do texto solicitado; relevância das informações apresentadas; e atendimento às normas da língua padrão.

O concurso dos Bombeiros de Pernambuco ainda consistirá das seguintes etapas: exame de aptidão física; avaliação psicológica; exames médicos; investigação social; e curso de formação e habilitação de praças bombeiro militar.

Segundo o edital, fica garantido ao candidato habilitado e classificado no concurso, dentro do número de vagas oferecidas, a matrícula no curso de formação e habilitação de praças bombeiro militar e, caso concluído com êxito, a inclusão no CBMPE, durante o prazo de validade do certame (de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *